domingo, 20 de junho de 2010

Aula com material digital.

Curso: Tecnologia na Educacional: ensinando e aprendendo com as TIC
Cursista: Raimunda Brito de Sousa
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: B
Unidade III – Práticas pedagógicas e mídias digitais
Atividade: 1 – Análise, planejamento e execução de aula com material digital

Plano de aula
Estrutura Curricular
Nível de Ensino: Ensino Fundamental inicial
Componente Curricular: Ética
Tema: Solidariedade, respeito mútuo, diálogo, justiça.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Conhecer alguns elementos da cultura negra e valorizá-la.
2) Identificar posturas preconceituosas em colegas de sala ou em pessoas da sociedade de uma maneira geral.
3) Respeitar colegas e professores/as que pertencem a diferentes classes sociais, etnias, raças, religiões, dentre outros.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento: Colocar os alunos para assistirem um vídeo sobre Discriminação Racial, após tecer comentários sobre o vídeo assistido falando que numa sociedade onde as pessoas vivem em condições não igualitárias é difícil romper com o preconceito e a discriminação. Em se tratando de Brasil, vemos que a nossa sociedade é impregnada de racismo, estabelecendo-se como espaço de disseminação da discriminação à população negra de nosso país. Sabemos que a escola não é neutra, sendo capaz de reproduzir a discriminação racial de várias maneiras. Apesar disso, acreditamos que a instituição escolar também seja capaz de contribuir para uma convivência pacífica entre as várias etnias, desde que tenha como concepção e como proposta de trabalho o respeito e a valorização das diferenças. Nesse sentido, acreditamos que seja papel do/a professor/a trabalhar na sala de aula temas que sensibilizem os alunos/as para a importância do respeito, da justiça, e da solidariedade para uma convivência harmoniosa em sociedade.
2º Momento: Após os comentários perguntar aos/as alunos/as: O que vocês acharam do vídeo? O que o vídeo retrata? Quais informações que o vídeo apresentou e que vocês desconheciam? Vocês já viram pessoas separadas por cor? Onde? É possível que as pessoas vivam separadas pela cor? Que outras características além da cor podem separar as pessoas? Por que isto acontece?
3º Momento: Dividir a turma em quatro subgrupos, sendo que cada um deles deverá montar um cartaz com gravuras de pessoas de diferentes raças, etnias, sexo, idade, religiões. Além de colar as imagens, os/as alunos/as deverão dar continuidade à seguinte frase: "ENQUANTO A COR DA PELE FOR MAIS IMPORTANTE QUE O VALOR DAS PESSOAS, HAVERÁ RIVALIDADES ENTRE AS PESSOAS E DISCRIMINAÇÃO". Para essa aula serão necessários: cartolina, cola, tesoura, revistas para recorte, lápis de cor e canetinha, televisão, aparelho de DVD, cd de vídeo.
Sugere-se que essa aula seja desenvolvida no laboratório de informática. Caso não seja possível, sugere-se que sejam baixados vídeos da internet sobre Discriminação Racial e exibidas em aparelhos de DVDs e televisão.
4º momento: Solicitar que cada grupo procure textos, notícias de jornais ou outros que falem sobre a cultura negra.
5º momento: Os grupos deverão apresentar suas produções e posteriormente fazer uma exposição das mesmas na sala ou no corredor de acesso às salas de aula.
Sugestão de link: http://www.youtube.com/watch?v=GMQnVbefyfg
http://www.youtube.com/watch?v=kyAYgqosVTs&feature=related

Avaliação
Professor/a procure observar a participação e o envolvimento dos/as alunos/as na atividade proposta. Esteja atento a possíveis manifestações de preconceito e/ou discriminação frente a colegas durante as falas dos/as alunos/as, no uso do vocabulário, na forma como se dirigem aos outros e aponte essa atitude a eles/as para que reflitam sobre como muitas vezes a postura discriminatória está enraizada na mente das pessoas sem que se dêem conta disso. Veja se foi possível sensibilizar os/as alunos/as para a importância do exercício do respeito e valorização das diferenças, por meio das reflexões realizadas e da expressão de suas idéias nos momentos de discussão.

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