quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Unidade IV- Ativadade 1-PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
ATIVIDADE 1: PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS
CEIAH- Guaraí –TO
CURSISTA: RAIMUNDA BRITO SOUSA


PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS


Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação. É um caminho interdisciplinar, e que exige uma contextualização por parte do professor, para que haja uma receptividade por parte do aluno, o professor é disseminador de conhecimento, logo, deve mostrar-se capaz de enfrentar esta realidade que já não é uma novidade para nossos alunos, mas para nós às vezes é. Uma vez que o professor se rende a esse processo, observa-se a evolução no ensino-aprendizagem, essas mudanças fazem com que o aluno tenha um aprendizado significativo e não mecânico, porque é visível o fascínio do aluno em aprender com as tecnologias.

Estamos no século XXI. Hoje as mudanças do sistema de produção e dos serviços, as mudanças tecnológicas e sociais exigem um sujeito que saiba pensar, que seja crítico e que seja capaz de se adaptar às mudanças da sociedade. É necessário tornar a escola mais motivadora e interessante, para motivar e despertar a curiosidade do aluno. Desenvolver o raciocínio lógico ou possibilitar situações de resolução de problemas é uma razão nobre do uso do computador na educação.

O texto de Pedro Demo aborda sobre os maiores desafios que professores e alunos enfrentam hoje para acompanhar o desenvolvimento tecnológico como subsídio de aprendizagem, e ele coloca muito bem que o professor deve buscar inovar sua prática, que ele é a peça fundamental dentro da escola (ele é a tecnologia das tecnologias) e deve se portar como tal. Mas para isso o professor também tem que se atualizar, fazer cursos na área e não estagnar no tempo tendo medo de ousar, medo do novo.
Os recursos tecnológicos vieram pra ficar e pra serem usados, mas não devemos inserir as tecnologias de qualquer maneira, a qualquer custo, mas precisamos ter a consciência da sua utilização adequada e utilizar dos benefícios que ela nos traz. Pra que isso aconteça o professor como mediador e facilitador da aprendizagem deverão usar os recursos tecnológicos de forma criativa, investigadora, questionadora, que provoque mudanças e compreensão dentro e fora da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário