Curso:Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2a - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
Cursista:Raimunda Brito de Sousa
Unidade Escolar: Escola Municipal Luís de Camões
Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
PROJETO “LIXO INTELIGENTE”
Todo o conhecimento foi construído em conjunto com o aluno para que se envolvesse e despertasse seu senso de responsabilidade.
Para que ele ficasse motivado, foram utilizados recursos tecnológicos que possibilitaram uma boa sensibilização o que propiciou o envolvimento e a motivação dos participantes, garantindo o sucesso do projeto. Foi utilizado filmes, documentários, fotos, internet e uma série de outros recursos à medida que o projeto ia despertando o interesse dos envolvidos.
Os alunos pesquisaram e descobriram muitas coisas interessantes sobre os prejuízos que o lixo está causando para o nosso planeta. É muito importante pensar globalmente, mas sim agir localmente. Então partiram para as ações encontradas pelo grupo, situações que possibilitaram aos alunos pensar propostas de intervenção na realidade que os cercavam. Foram realizadas pelo grupo coletas seletivas, exposições, palestras, mostra de trabalhos e uma série de atividades relacionadas ao cooperativismo e a uma dimensão prática, que reconheceu como necessária a mudança de hábitos de consumo e de comportamento frente à problemática do lixo.
Os conteúdos trabalhados integraram-se ao currículo de todas as disciplinas, uma vez que a questão ambiental perpassa todos os assuntos. A escola buscou, nas condições concretas de aprendizagem, contribuir para que os alunos percebessem e entendessem as conseqüências ambientais de suas ações nos locais onde estudam, brincam, enfim, onde vivem, considerando que a solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade.
A proposta do projeto ”Lixo Inteligente” é uma ação educativa que está visando investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a sedimentação da consciência ambiental.
A contribuição do uso das tecnologias e mídias neste projeto foi de fundamental importância, uma vez que sabemos que, quando utilizamos os recursos tecnológicos, estamos também tocando o aspecto emocional das pessoas envolvidas e despertando a construção de conhecimentos.
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2a - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
Cursista:Raimunda Brito de Sousa
Unidade Escolar: Escola Municipal Luís de Camões
Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
PROJETO “LIXO INTELIGENTE”
Todo o conhecimento foi construído em conjunto com o aluno para que se envolvesse e despertasse seu senso de responsabilidade.
Para que ele ficasse motivado, foram utilizados recursos tecnológicos que possibilitaram uma boa sensibilização o que propiciou o envolvimento e a motivação dos participantes, garantindo o sucesso do projeto. Foi utilizado filmes, documentários, fotos, internet e uma série de outros recursos à medida que o projeto ia despertando o interesse dos envolvidos.
Os alunos pesquisaram e descobriram muitas coisas interessantes sobre os prejuízos que o lixo está causando para o nosso planeta. É muito importante pensar globalmente, mas sim agir localmente. Então partiram para as ações encontradas pelo grupo, situações que possibilitaram aos alunos pensar propostas de intervenção na realidade que os cercavam. Foram realizadas pelo grupo coletas seletivas, exposições, palestras, mostra de trabalhos e uma série de atividades relacionadas ao cooperativismo e a uma dimensão prática, que reconheceu como necessária a mudança de hábitos de consumo e de comportamento frente à problemática do lixo.
Os conteúdos trabalhados integraram-se ao currículo de todas as disciplinas, uma vez que a questão ambiental perpassa todos os assuntos. A escola buscou, nas condições concretas de aprendizagem, contribuir para que os alunos percebessem e entendessem as conseqüências ambientais de suas ações nos locais onde estudam, brincam, enfim, onde vivem, considerando que a solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade.
A proposta do projeto ”Lixo Inteligente” é uma ação educativa que está visando investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a sedimentação da consciência ambiental.
A contribuição do uso das tecnologias e mídias neste projeto foi de fundamental importância, uma vez que sabemos que, quando utilizamos os recursos tecnológicos, estamos também tocando o aspecto emocional das pessoas envolvidas e despertando a construção de conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário