quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Unidade IV - Atividade 3 - Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 3- Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
Cursista: Raimunda Brito de Sousa
Data: 27/09/2010
Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
O currículo é constituído pelo que é aprendido e ensinado; como é oferecido (métodos de ensino e aprendizagem); como é avaliado (provas, por exemplo) e os recursos usados (ex. livros usados para ministrar os conteúdos e para o processo ensino-aprendizagem). O currículo formal baseia-se em um conjunto de objetivos e resultados previstos. O informal ou currículo oculto diz respeito à aprendizagem não planejada que ocorre nas salas de aula, nos espaços da escola ou quando os estudantes interagem com ou sem a presença do professor(a).’
As tecnologias podem enriquecer ambientes de aprendizagem, como o computador, onde o aluno, interagindo com objetos desse ambiente, pode construir seu conhecimento, aprendendo através do computador, desenvolvendo o raciocínio ou resolvendo situações problemas. Utilizando Internet pode facilitar e incentivar a realização de pesquisas, além de possibilitar a construção de sua própria página, articulando diferentes linguagens e organização lógica e espacial. Com chats, correio eletrônico pode manter contato, fazer troca de experiências. Sendo indispensável a mudança de postura de professor, escola e sistema educacional.
Segundo a autora a tecnologia digital faz parte do currículo ainda que o objeto de estudos não seja a própria tecnologia, trazendo contribuições significativas à aprendizagem, com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. más para isso temos que compreender a concepção de currículo que almejamos desenvolver com objetivos claramente especificados.
Porém o desafio mais complexo desse processo está na criação de um design educacional, flexível e aberto ao desenvolvimento de propostas curriculares. o design educacional do currículo que se desenvolve com a midiatização das tecnologias abarca dimensões tecnológicas, pedagógicas, sócio-históricas, cognitivas e afetivas, integrando as diferentes tecnologias das mais convencionais á tecnologia digital, proporcionando a aprendizagem do aluno, em sua realidade de vida.
Dessa forma, através de estratégias pedagógicas adequadas, prática e teoria se inter-relacionam.

Um comentário: