quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Unidade IV- Atividade 2b-Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.
Cursistas: Dorinalva Pereira de Oliveira
Celia Regina da Cruz Rocha
Claudia Cristina Xerente Gonçalves
Raimunda Brito de Sousa
Unidade Escolar: Escola Municipal Luís de Camões
Data: 28/09/2010


Estrutura Curricular: Ensino Fundamental


Tema: Leitura, Interpretação, Produção textual, Gráficos, Contagem numérica etc.

Dados da Aula:

O que o aluno aprenderá nessa aula?

Desenvolver no aluno a criatividade e o senso crítico, buscando melhorar a leitura, a interpretação e a redação.
Interagir com conhecimentos de informática, procurando valorizar a mesma no desenvolvimento dos trabalhos, na busca de textos e na digitação de redações coletivas.
Escrever pequenas histórias baseadas em contos antigos, transformando-os para a modernidade, relatando a história nos moldes atuais.
Duração das atividades:
10 horas ( 5 dias de 2 horas)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Os professores pesquisarão na Internet contos de fadas como Cinderela, Branca de Neve e os Sete Anões, Chapeuzinho Vermelho, os Três Porquinhos e farão cópia para os alunos de um mesmo conto, fazendo leitura e interpretação em sala de aula. Farão em pequenos grupos redações, modificando a história para a modernidade.


Estratégia e recurso da aula:

O projeto: Leitura, interpretação e redação no mundo virtual acontecem semanalmente com a orientação da coordenadora Pedagógica Dorinalva Pereira de Oliveira, que desenvolve junto com as professoras entre elas a professora Claudia Cristina Xerente. A coordenadora de apoio Célia Regina da Cruz Rocha e a professora Raimunda Brito de Sousa, onde são responsáveis no acompanhamento do laboratório de informática, onde os alunos são dividido em grupos, dois a dois em cada computador, deverão criar uma redação coletiva em que ambos alunos deverão interagir, usando como referência o conto antigo e a vida atual, procurando modificá-lo para a atualidade. Após, quando voltarem para a sala de aula, as redações deverão ser lidas para toda a turma e trocadas para ser corrigidas por outra dupla. No final, as redações deverão ser recolhidas e levadas para correção do professor. As redações deverão ser expostas e/ou salvas em pen drive. Após, os trabalhos deverão ser apresentados em sala - de - aula pelos próprios alunos. Os grupos deverão dramatizar a história criada pelos mesmos.
O projeto é desenvolvido com a parceria dos amigos da escola, funcionários da u.e., voluntários, corpo docente e discente da escola.

As tecnologias são utilizadas de acordo com a necessidade do desenvolvimento das ações previstas no cronograma de desenvolvimento do projeto, nas quais há necessidade de digitação de textos, pesquisa em sites eletrônicos, utilização de programas do computador e busca de informações na NET.


Os Amigos da Escola colaboram com o projeto, participando e auxiliando nas aulas no laboratório de informática e biblioteca.


Percebemos que a equipe escolar participa ativamente das etapas do projeto, o que contribui de forma significativa para que ocorra o processo ensino aprendizagem.

Os conteúdos trabalhados são:

Língua Portuguesa: Produção, Leitura e interpretação.


Recursos complementares:

 Materiais didáticos. ( cadernos, livros, eva, cartolinas, jornais e revistas giz, quadro, etc).

 Material humano. (amigos da escola, comunidade local, professores, funcionários da escola, monitores/alunos).

 Tecnologia (programas word, excel, paint e outros)

 Internet

 Laboratório de informática e Biblioteca.

 Contos antigos.


Avaliação
Será considerado satisfatório, se 70% dos alunos participantes, realizarem o trabalho proposto demonstrando criatividade e sua digitação for feita da melhor qualidade possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário